José Porfírio de Castro nasceu em 1850 em Nepomuceno, MG, faleceu em 21 de novembro de 1924, provavelmente em Nova Resende. Casou-se com Rita Ribeiro de Carvalho.
- Maria Umbelina da Trindade
1874 - Juntamente com outros moradores da freguesia de Santa Rita do Rio Claro (Nova Resende), assinou petição à Assembléia da Província de Minas Gerais para não haver transferência da freguesia ao município de São Carlos de Jacuí, então sendo constituído.
1884 - Aparece no Almanack Sul Mineiro como plantador de café e negociante de fazendas (tecidos) em Santa Rita do Rio Claro.
1889 - Aparece em abaixo assinado de manifestação de grupo moradores de Santa Rita do Rio Claro em jornal do partido Republicano.
1907-1909 - Aparece no Almanack Sul Mineiro como vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Resende e também como negociante na cidade. Tinha o título de capitão da Guarda Nacional.
1910-1921 - Aparece, ainda no Almanack Sul Mineiro e no Almanack Leemmert, apenas com negociante de fazendas. Pode ter abandonado a política. Seu filho, Odorico, que em 1909 aparece como agente de correio, aparentemente perdeu o cargo a partir do ano seguinte. Pode haver impropriedade nas publicações que, quando não recebiam informações, simplesmente transcreviam as de anos anteriores.
Assinatura de José Porfírio, na petição acima mencionada
Manifesto do jornal Republicano (1889)

Nenhum comentário:
Postar um comentário